Por que tomamos tanto café e o que isso significa para nossa saúde,
Jon GitlinLeitura de 1 min
Quem não adora um café? Pois é, 69% dos adultos que bebem café tomam pelo menos duas xícaras por dia.
Por que tomamos tanto café? E que tipo de efeito isso tem na nossa saúde?
Para obter respostas, enviamos uma pesquisa para mais de 1.000 adultos nos Estados Unidos sobre seus hábitos de café. Os resultados mostram que a maioria de nós toma café (cerca de 80%), mas há pequenas diferenças de motivação entre as gerações e em como isso nos afeta.
Qual é a sua curiosidade?
Faça uma pesquisa de mercado sem gastar muito com o SurveyMonkey Audience.
Cinco curiosidades sobre o café que explicam por que adoramos nosso grãozinho amargo
Nossa relação com o café começa mais cedo do que você imagina. Cerca de um terço das pessoas que tomam café (34%) começaram antes dos 17 anos, e cerca de 70% antes de fazer 25.
Outra coisa surpreendente é que nosso consumo de café, quando começa, não para de crescer. Por exemplo, 54% dos adultos entre 18 e 29 anos tomam duas ou mais xícaras por dia em média, comparado a 71% dos de 45 a 60 anos e 77% dos acima de 60.
Então, o que nos motiva a ser bebedores de café tão fervorosos, tão cedo? Veja alguns dados sobre o consumo de café que nos dão algumas respostas:
O sabor irresistível: Cerca de 69% tomam café pelo sabor.
Por uma energia a mais: Cerca de 62% tomam café para dar aquela energizada, um número que sobe para 74% entre pessoas de 18 a 29 anos.
Para se concentrar: Mais de um terço (34%) dizem que tomam café para melhorar a concentração (embora apenas 23% dos adultos acima de 60 anos citam isso como um motivo).
Uma maneira de relaxar: Cerca de 18% tomam café para diminuir o estresse. Novamente, adultos acima de 60 anos são atípicos: somente 9% dizem o mesmo.
Parte de uma dieta balanceada: Aproximadamente 10% consomem café por motivos de saúde.
Nossos respondentes especificaram ainda mais seus motivos para tomar café em nossa pergunta aberta, "O que você acha de tomar café?" Nós usamos uma nuvem de palavras para destacar as respostas mais comuns.
Observação: quanto maiores as palavras estiverem, mais frequentes elas foram em nossas respostas.
Vamos deixar que alguns de nossos respondentes expliquem com suas próprias palavras:
"O café é meu momento de paz! Adoro todos os tipos e quase todos os sabores. Ajuda a acalmar e não me atrapalha a dormir à noite."
"O café é meu elixir de conforto e sabor. Ele me dá uma sensação de segurança de manhã."
"O aroma e o sabor de uma xícara de café são convidativos e relaxantes."
Nosso apetite por café é algo ruim? Depende da sua idade
Os adultos mais velhos têm menos probabilidade de alegar efeitos colaterais negativos do café. Por exemplo, somente 34% dos adultos de 18 a 29 anos dizem não ter nenhum efeito negativo, em comparação a 62% das pessoas entre 45 e 60 anos e 77% das pessoas acima de 60 anos.
Como o café pode prejudicar seu bem-estar? Estas estatísticas podem dar algumas dicas:
Cerca de um quarto (24%) dizem que atrapalha o sono. Jovens de 18 a 29 anos são os mais afetados, com 36% dizendo que não conseguem dormir tão bem.
Cerca de 16% dizem que aumenta a ansiedade. Assim como antes, os jovens são mais vulneráveis, com 26% dizendo isso.
Aproximadamente 15% dos respondentes acham que o café eleva o ritmo cardíaco e, como você já imagina, os jovens são mais vulneráveis a isso (24%).
Então, seu cafezinho de todo dia faz mal para você? Depende da sua experiência! Os benefícios do café para a saúde são bem-documentados, mas o nosso grãozinho amargo também pode ter algumas desvantagens, como as que você viu acima.
Espero que essas estatísticas sobre café tenham lhe dado aquela animada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário