Durante o sono, o corpo descansa, principalmente o cérebro, órgão responsável por todas as ações desempenhadas pelo corpo ao longo do dia, como “guardar” todas as informações utilizadas enquanto se está acordado, como as memórias.
A dificuldade de dormir ou de manter um sono continuo é um problema vivido por muitas pessoas, e muitas vezes está relacionada a alimentação. Uma alimentação saudável e equilibrada é um dos fatores para ter uma noite de sono com qualidade.
Alimentos que ajudam a ter um boa noite de sono
Alguns alimentos com propriedades calmantes auxiliam o organismo a ter um sono prolongado e com qualidade. Estes alimentos possuem substâncias precursoras de hormônios que promovem sensação de bem-estar, como o triptofano, aminoácido percussor da serotonina e da melatonina, ambos relacionados com a sensação de bem-estar e indução do sono, além de serem responsáveis por diminuírem os níveis de cortisol no sangue, e consequentemente o estresse.
O triptofano é encontrado em quantidades menores em alimentos fonte de proteínas e em grandes quantidades em:
- Aveia
- Iogurtes
- Soja
- Milho
- Banana
- Tâmaras
- Ovos e no leite
Quando consumido alimentos fontes de proteína, principalmente do aminoácido triptofano, junto com alimentos fontes de carboidratos, se tem a facilitação na captação desse aminoácido na corrente sanguínea, onde a insulina age como facilitadora durante a absorção do aminoácido pelo cérebro.
Alimentos que devem ser evitados durante a noite
Alguns alimentos possuem substâncias que são estimulantes para o cérebro, e quando ingeridas perto do horário em que se deseja dormir, agem ativando o sistema nervoso central, e assim inibindo a liberação de serotonina e de melatonina, ambas responsáveis pelo sono.
A principal substância consumida é a cafeína, presente no café, refrigerantes sabor cola, chocolates, erva mate e guaraná. Esta substância pode evitar que se durma ou até mesmo evitar um sono contínuo, fazendo com o sono seja interrompido durante a noite.
Outra substância é a tiramina, encontrada em queijos amarelados, principalmente no queijo cheddar. A tiramina afeta a liberação de noradrenalina, responsável por induzir o sonho, que ocorre quando se está em um sono profundo. O mesmo acontece quando se consome álcool durante a noite.
O consumo de alimentos gordurosos também não é indicado antes de dormir, pois dificulta a indução do sono. O motivo para que isso ocorra, se dá pelo fato da digestão desses alimentos demorarem mais do que o normal, fazendo com que a grande parte da energia do corpo seja desviada para essa função, causando desconfortos.
Dicas de alimentação saudável para dormir bem
- Consumir alimentos com baixa quantidade de gordura em sua composição, e que facilitam o processo de digestão
- Prefira bebidas que contenham substâncias calmantes, como chá de erva cidreira, chá de camomila, passiflora, suco de maracujá, leite quente com mel
- A oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas) são ótimas fonte de selênio e de triptofano, que auxiliam na produção de serotonina
- Se alimente 2 horas antes de dormir, para que não tenha a sensação de estufamento ou desconforto abdominal
- Evite consumir alimentos que sejam estimulantes perto do horário em que for dormir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário