O azeite de oliva é produzido a partir da azeitona e pode ser utilizado de diversas maneiras, tanto na preparação de alimentos como na indústria cosmética e outros.
Ele é utilizado no mundo todo, sendo que os gregos são os que mais consomem: cerca de 24 litros por pessoa por ano.
Porém, não é apenas pelo saber delicioso que ele deve ser incluído na dieta. É possível contar com muitos outros benefícios do azeite de oliva.
Veja alguns deles.
Benefícios do azeite de oliva para a saúde
Ajuda na saúde do coração
Ele vai ajudar o coração a funcionar bem e ficar forte por conta dos fenóis e vitamina E, que contribuem para a boa saúde.
Também auxilia de outras maneiras, reduzindo o colesterol ruim e evitando a coagulação do sangue e a formação de coágulos.
Dessa forma, os riscos das artérias entupirem são diminuídos junto com os infartos, como consequência.
Faz bem para o cérebro
Com o passar do tempo é comum que a capacidade cerebral diminuía por conta do desequilibro do sistema nervoso e desequilíbrio de água.
Porém, as gorduras do azeite ajudam a regular esses problemas, fazendo com que não haja grandes perdas de memória, por exemplo.
Combate o diabetes
O azeite ajuda a estimular a produção de insulina pelo organismo e assim manter os níveis de açúcar equilibrados.
Ele também vai ajudar a combater as inflamações que destoem as células produtoras de insulina e a reduzir o nível de açúcar.
Faz para bem o cabelo
O uso estético também pode ser feito e quando aplicado diretamente no cabelo, ajuda a dar brilho, combater os cabelos secos e os deixar mais macios.
Ele também vai estimular o crescimento dos fios.
Deixa a pele mais bonita
Por conta das vitaminas e antioxidantes que possui entre os benefícios do azeite de oliva, ele combate os radicais livres que danificam as células da pele e são responsáveis pelo surgimento das rugas.
O uso como hidratante também é recomendado.
Nesse caso vai criar uma barreira protetora sobre a pele, deixando-a mais lisa e brilhante.
Ajuda os músculos
Para que os músculos fiquem fortes e possam ser reconstruídos após intensos exercícios, precisarão de gorduras insaturadas nesse processo.
O azeite de oliva é capaz de fornecer o que o organismo precisa para que os músculos se recuperem e se mantenham saudáveis.
Previne a osteoporose
Essa doença é mais comum na velhice, porém, quanto antes as pessoas começarem a se cuidar, melhor será, por isso incluir o azeite desde cedo no cardápio é uma boa opção.
Ele atua na densidade dos ossos, evitando que esses fiquem porosos e enfraquecidos.
Diminui o risco de depressão
As gorduras e outros nutrientes presentes no azeite vão ajudar a equilibrar o sistema nervoso e ajudar a combater depressão.
Pessoas que consomem o azeite com regularidade têm uma menor probabilidade de sofrer com a doença.
Tem ação anti-inflamatória
Ele pode auxiliar a reduzir a inflamação de doenças crônicas, como a artrite, e melhorar a saúde do paciente.
O óleo cantal presente no azeite de oliva tem uma ação similar ao medicamento ibuprofeno, bastante comum para combater o problema.
E então, melhor aproveitar os benefícios do azeite de oliva logo, não é?
Compartilhe essas informações com seus amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário