quinta-feira, 6 de abril de 2017

TRATE BEM DESTE FILTRO SENÃO Rins: Conheça os sintomas de doenças renais...


Você já parou para pensar na importância dos rins para o bom funcionamento do organismo? Estes órgãos, que pesam apenas 150 gramas cada e têm 12 centímetros de altura, são responsáveis por filtrar o sangue e retirar dele todas as impurezas presentes no sangue.
Cuidar dos rins irá ajudar a garantir que eles permaneçam saudáveis e funcionando bem, mas para isso é fundamental conhecer direitinho esta dupla tão importante.
Características e localização dos rins
rins_2
Os rins são órgãos de formato semelhante ao do grão de feijão, eles ficam localizados região lombar cada um de um lado da coluna vertebral, logo acima da cintura.
As funções dos rins
rins_3
Além de ter todo trabalho de filtrar o sangue e eliminar as impurezas através da urina, os rins são responsáveis pelo equilibro entre a água e o sal no organismo. Os órgãos também são responsáveis pela produção de renina, enzima que estimula a secreção de um hormônio capaz de equilibrar a pressão arterial. Ajuda também no controle de cálcio e ferro que vão sendo liberados conforme a necessidade do corpo.
Sinais de que os rins não estão saudáveis
rins_5
Quando estes órgãos começam a encontrar dificuldade de desempenhar suas funções, sinais são dados pelo corpo. Estes sintomas devem ser avaliados por um médico e exames poderão confirmar ou descartar o diagnóstico de insuficiência renal. Os principais sinais são:
– Inchaço no rosto ou nas pernas
– Pressão alta
– Diabetes Tipo 2
– Fraqueza ou palidez sem motivo aparente
– Cólica renal
– Infecção urinária frequente
– Sangue na urina
– Urina com espuma
O que é insuficiência renal crônica?
rins
Como o próprio nome indica, a insuficiência renal crônica é caracteriza pela incapacidade dos rins desempenharem seus papeis com eficiência. Como a queda do desempenho é lenta e progressiva, recebe o nome de crônica.
Como prevenir doenças renais
rins_4
– Beba a quantidade de água adequada
– Tenha uma alimentação saudável é essencial
– Reduza o consumo de sal
– Evite alimentos gordurosos
– Pratique atividade física
– Não fume
– Se possível, não consuma bebidas alcoólicas ou tenha um consumo moderado

Nenhum comentário: