O Melhor Jogador do Século da FIFA foi uma premiação única criada pela FIFA para decidir quem foi o melhor jogador de futebol do século 20.Pelé e Diego Maradona foram vencedores do prêmio.[1] [2] O brasileiro ganhou o prêmio com base em votos de um colégio de eleitores composto por membros da Fifa, jornalistas e treinadores de todo o mundo, enquanto o argentino venceu o prêmio com base na pesquisa de Internet.
A eleição promovida pela FIFA gerou muitas críticas no mundo futebolístico pela forma como foi conduzida.[1]
A começar, não ocorreu a contratação de uma empresa neutra especializada em auditoria para que se fizesse a verificação da validade, origem e unicidade dos votos computados. Além do que, pelo acesso a internet não atingir todas as classes sociais e a todas as faixas etárias em todo o mundo de forma livre muitos acusam a votação, realizada pela internet, entre os dias 30 de outubro a 24 de novembro de 2000, de mal planejada.[1]
Desde o início, a FIFA havia divulgado que o prêmio de Melhor do Século seria uma média obtida entre os votos dados por internautas do mundo todo e votos dados por especialistas no assunto.
Com a massiva participação, os fãs de Diego Maradona suplantaram os de Pelé por 53,6% a 15,98% na votação pela Internet. Pelé obteve esmagadora maioria entre os especialistas: treinadores e jogadores, da atualidade e aposentados. Assim, decidiu a entidade dividir o prêmio. No dia 11 de dezembro de 2000, no evento de premiação do melhor jogador do ano, em Roma, na Itália,Pelé recebeu o Prêmio FIFA Melhor Jogador do Século.
A cerimônia, que também premiou o francês Zidane como o melhor jogador do ano de 2000. Com o resultado geral da eleição do Melhor Jogador do Século da FIFA, Maradona acabou saindo da premiação contrariado e antes de Pelé receber seu prêmio.[2]
Nenhum comentário:
Postar um comentário