sábado, 9 de agosto de 2014


O maior vulcão da Terra é descoberto submerso próximo ao Japão.



O maior vulcão já encontrado no planeta Terra (e um dos maiores do sistema solar) esteve escondido por anos embaixo d’água e foi finalmente encontrado por cientistas da Texas A&M University. O Tamu Massif situa-se no Oceano Pacífico, a leste do Japão, e ocupa uma área de 310 mil quilômetros quadrados. Apesar de seu pico não chegar a alcançar a superfície do oceano, o gigante tem 3,54 quilômetros de altura – maior que o Pico da Neblina, o maior do Brasil.
É estranho que algo tão grande tenha passado despercebido por tanto tempo, mas cientistas já suspeitavam da existência de algo similar na região. No entanto, eles acreditavam se tratar de um grande sistema de pequenos vulcões. Foi somente quando a equipe da Universidade americana pesquisou o local que a descoberta foi realizada.

Para a sorte dos moradores da região, o Tamu Massif está inativo há 114 milhões de anos e tem estado quieto desde então. E se você também ficou curioso com o primeiro nome do vulcão, ele não tem uma origem tão interessante quanto os kaijusde Círculo de Fogo. É apenas uma sigla para Texas A&M University.

Fonte: Gizmodo

Nenhum comentário: